GfA6GpAiGpz7GfA7TSWpTfdi

Prego Prego e Tranca, da pobreza a hit de milhões, uma história de sucesso


 
Da adolescência pobre a tours na Europa e Estados Unidos com hits de milhões, uma história de sucesso de dois jovens que saíram da pobreza graças à luta e determinação. 

Nos últimos anos tem surgido, a partir dos bairros periféricos da Praia, jovens que se auto-intitulam MC e enchem as redes sociais com as suas músicas e recebem do público uma dupla reação: críticas e aplausos. Nos últimos meses muitos deles têm estado no centro das atenções.

Os MC's cabo-verdianos vivem entre extremos de aceitação e repúdio. Se as músicas já ultrapassaram um milhão e meio de plays no YouTube, o estilo também é alvo de duras críticas e exclusão de festivais. 

Tão breve quanto apoteótica, a trajetória dos MC’s Tranca Fulha e Prego Prego,23, esses, ilustram os efeito da extrema desigualdade da sociedade Cabo-Verdiano e da falta da perspectiva de crianças e jovens pobres oriundos dos ditos bairros periféricos da cidade praia.

Mas hoje a história é outra, graças à determinação e luta os Mc's Prego e Tranca fulha puderam reescrever as suas histórias e ajudar a mudar a vida dos seus. 

A atual rotina frenética de curtição e ostentação de carros, grifes e acessórios de luxo é o contraponto radical de uma infância e adolescência de escassez profunda. 




Walter e Nadio, dos amigos que saíram de um dos bairros mais periféricos da Cidade da Praia para tour na Europa e Estados Unidos. 

Essa história começa há alguns anos no bairro de Eugénio Lima, Cidade da Praia, quando a dupla de amigos que tinham um grupo de dança começaram a perseguir os seus sonhos, juntos passaram por muitas dificuldades e provações mais sem nunca pararem e hoje tornaram num dos dois principais mc’s de Cabo verde.

Hoje Prego Prego e Tranca fulha são donos dos maiores hit da internet, os mc’s que outrora foram discriminados hoje movimentam o cenário de entretenimento em Cabo Verde e na diáspora, tendo já feito tour pela Europa e Estados Unidos. 




Que a história destes dois jovens sirva de inspiração para crianças e jovens, sem apoio ou oportunidades, a sonharem alto.

Siga-nos no Instagram @Boohmagazine

Comentários0

Type above and press Enter to search.