Dos vídeos polémicos e do caos no aeroporto, aos atos de generosidade que tomaram conta de Cabo Verde, à ascensão meteórica e à fama da mais recente sensação da internet, Tininho da Cruz, que equilibra a polémica com uma bondade digna de aplausos.
Ao longo dos anos, Cabo Verde tem vindo a ganhar cada vez mais força e expressão nas redes sociais e com isso surgem todos os dias autoproclamados “influenciadores”, e entre eles destaca-se Tininho da Cruz, a sensação da internet que equilibra a polémica com a generosidade.
Nos últimos tempos, Tininho, de 22 anos, ganhou notoriedade em todo o país depois que um de seus vídeos foi amplamente compartilhado entre os internautas, levantando um grande debate não só pelo teor do conteúdo, mas também pelo comportamento do jovem, que tem alguns milhares de seguidores nas redes sociais.
Cada vez que regressa ao seu país natal, Cabo Verde, traz consigo uma série de acontecimentos dignos de uma estrela da internet, que depois de ter parado o arquipélago na sua última visita, com o vídeo onde paga 30 mil escudos a dois rapazes por trocarem beijos, Cruz voltou a causar o caos, desta vez antes mesmo de pisar a fronteira nacional. O Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia, foi palco da mais recente surpresa do influencer, que levou legiões de fãs ao hall de chegadas, na esperança de o encontrar e ganhar um "prémio" como recompensa, prometido por Tininho à primeira pessoa que nele chegasse, dias antes de aterrar no país.
No entanto, para além dos conteúdos polémicos que o catapultaram para a fama, Tininho Cruz tem vindo a conquistar cada vez mais admiradores e seguidores nas redes sociais, devido ao seu outro lado, que veio juntamente com a popularidade, o jovem tem usado da sua prosperidade, para abençoar aqueles que por algum motivo estão a passar por momentos difíceis ou estão esquecidos e marginalizados pela sociedade.
Mas quem é o Tininho e qual o seu conteúdo?
Com um sucesso meteórico, nas plataformas digitais e com conteúdos polémicos, Irineu da Cruz, todos os dias tem a sua imagem associada, e até comparada, a Speed, outro criador de conteúdos mundialmente conhecido e idolatrado pelos jovens que acompanham cada post em cada viagem do norte americano, o rei das futilidades.
As comparações entre o cabo-verdiano de 22 anos, estudante em Portugal, e Speed, ganharam força após a recente visita de Tininho a Cabo Verde, que culminou em publicações polémicas gravadas nas ruas da capital do arquipélago, que suscitaram grandes questionamentos e dúvidas relativamente ao conteúdo por ele criado e ao seu impacto junto dos jovens do país.
Pois bem, em relação ao impacto nos jovens do arquipélago, estes são visíveis a olho nu, e não pode piorar, uma vez que a futilidade e a irresponsabilidade têm ganho cada vez mais espaço entre os adolescentes e pré-adolescentes que se têm mostrado cada vez mais vulneráveis às influências de grandes criadores de conteúdos “em números”, nacionais e internacionais, que, “apesar das suas sabedorias”, nada lhes acrescentam a não ser a ilusão e a frustração.
Comentários0