GfA6GpAiGpz7GfA7TSWpTfdi

Num dia histórico, Cabo Verde comemora vitória dos Tubarões Azuis em dose dupla


Num dia glorioso para o desporto nacional, Cabo Verde comemora em dose dupla a vitória dos Tubarões Azuis no Campeonato Africano das Nações (CAN), com o arquipélago a vencer no Cairo no andebol e em Abidjan no futebol.

Num dia histórico, Cabo Verde que já vem de uma semana gloriosa, soma mais duas vitórias dos Tubarões Azuis, desta feita em dose dupla, num dia em que as duas principais seleções nacionais entraram em campo simultaneamente no Campeonato Africano das Nações das modalidades de andebol e futebol, somando duas grandes vitórias.

A seleção nacional de andebol, que venceu a sua congénere da Zâmbia por 45 - 13, festejou antes dos Tubarões dos relvados, que nesta altura vencia Moçambique por três bolas a zero.

Primeira parte dos Tubarões dos relvados.
 
O jogador do Rayo Vallecano de Espanha, Bebé, fez o primeiro golo dos Tubarões, ao minuto 32, a 45 metros da baliza de Ernan Siluane, num livre directo, dando assim início a um dos jogos mais emocionantes dos cabo-verdianos, que logo cedo deram indícios de que seria um jogo que seria resolvido sem muito estresse físico.

O segundo tempo dos 45 minutos do jogo.

A segunda parte até começou melhor para os Mambas que arriscaram um pouco mais, mas a defesa, sob a pressão cabo-verdiana, acabou por errar. O capitão de Cabo Verde, Ryan Mendes, roubou a bola nos pés de Edmilson Dove, antes de rematar para o fundo da baliza de Ernan Siluane aos 51 minutos de jogo. Ryan Mendes marcou assim o seu primeiro tento num CAN.

A vencer por 2-0, Bubista, o selecionador cabo-verdiano, começou a fazer algumas substituições, entre elas, a saída de Bebé.

Os jogadores mudam, mas Cabo Verde não vai deixar margem para erro e continuou a pressionar até apontar um terceiro tento. Aos 69 minutos, o médio dos Tubarões Azuis, Kevin Pina, rematou de fora da área para o fundo da baliza.

A Selecção Cabo-Verdiana acabou por vencer por 3-0 Moçambique, que não conseguiu repetir o empate a duas bolas frente ao Egipto na primeira jornada.

Cabo Verde ocupa o primeiro lugar com seis pontos, à frente do Egipto com dois, bem como do Gana e de Moçambique, ambos com um ponto.

Com dois triunfos em dois jogos, e com o empate a duas bolas entre egípcios e ganeses, Cabo Verde está apurado para os oitavos-de-final e já assegurou o primeiro lugar do Grupo B, isto antes da terceira e última jornada.

Os cabo-verdianos vão defrontar o Egipto a 22 de Janeiro, enquanto os moçambicanos vão medir forças com o Gana, no mesmo dia, ambos em Abidjan, a capital económica da Costa do Marfim.

De notar que os Mambas não estão eliminados e um triunfo, imperativo, frente ao Gana, dará quase, de certeza, um acesso aos oitavos-de-final da prova.

O Campeonato Africano das Nações de futebol decorre até dia 11 de Fevereiro de 2024 na Costa do Marfim.

Atualizado.

Com: rFi.fr Africa

Comentários0

Type above and press Enter to search.