Após a circulação de um “suposto” vídeo íntimo, a cantora, vítima de criminosos, utilizou as suas redes sociais para atribuir o tal conteúdo a deep fake, uso indevido da sua imagem para manipular um vídeo íntimo através da inteligência artificial.
Esta sexta-feira, dia 18, a cantora cabo-verdiana Neyna viu-se obrigada a utilizar as suas plataformas digitais para denunciar que foi vítima de um deep fake, depois de ter começado a circular um alegado vídeo íntimo atribuído à artista, que nega ser pessoa no conteúdo, “não tenho vídeos deste tipo”.
Através dos stories, Neyna lamentou o sucedido, classificando como “triste” ver alguém a perder tempo a tentar denegrir a imagem do outro, a criar montagens e a expor conversas “falsas”, para convencer que o vídeo é real.
Mas o que significa o termo deep fake, de que a cantora cabo-verdiana foi vítima?
O Deep Fake é uma técnica que permite alterar um vídeo ou uma fotografia com a ajuda da inteligência artificial (IA). Com ela, por exemplo, o rosto da pessoa em cena pode ser trocado pelo de outra; ou o que uma pessoa diz pode ser modificado.
Comentários0