GfA6GpAiGpz7GfA7TSWpTfdi

A nova geração da música cabo-verdiana em destaque na 8ª edição do AME


Chegou ao fim ontem, quarta-feira, 15, na cidade da praia a 8ª edição dos Atlantic Music Expo, que este ano teve como palco duas ilhas, Santiago e São Vicente, que receberam muita boa música e vibrações vindos do Atlântico.

Sendo a capital da indústria, durante 4 dias da intensa música, o país recebeu nas capitais Praia e Mindelo os principais nomes da indústria fonográfica, que vão desde a imprensa internacional especializado no assunto, a produtores como Bankulli, que já produziu nomes que como Jay-Z, Kanye West e Wiz Kid.

Durante 5 dias de intensa música passaram pelos palcos de Mindelo e da Praia grandes nomes nacionais e internacionais, com destaque para nomes da nova geração da música cabo-verdiana, que mostram uma vez mais que tem algo a dizer, ao que se refere a indústria fonográfica.

Tendo o Atlantic Music Expo como uma montra, um trampolim para o mercado internacional, todos que por ali passaram entregaram tudo, desde a abertura que aconteceu na terça-feira, 14, na Praia com a atuação da Sandra Horta, natural da ilha de Santiago, que presenteou o público como uma fantástica apresentação do seu mais novo EP “Primavera”, e logo de seguida numa noite que parecia ser longa, subiu ao palco da praça Luís de Camões Bob Mascarenha, que na sequência deu espaço para a fantástica atuação Ade da Costa, que uma vez mais mostrou ao público o porquê de ser um dos nomes maiores da música cabo-verdiana da nova geração, o artista que é dono do álbum nacional mais aclamada pela crítica especializada internacional, trouxe temas que levaram o público a vibrar de início ao fim.

No terceiro dia do certame na Praia, arrancou com a atuação do jovem artista Marinu, que brindou o público como uma performático de covers de grandes ícones da música cabo-verdiana, que logo, entre uma e outra performance de artistas internacionais, deu espaço a um dos rappers de momento, Trakinuz, que fez o público vibrar de início ao fim da sua atuação, que modificou alguns dos seus principais hits, para adaptar-se aos seus objetivos com a sua participação no AME, conforme explicou o artista.

Em relação a atuação do cantor e compositor June Freedom que foi muito esperado na terça-feira, 14, aconteceu ontem,15, mostrando uma vez mais o porquê de ser muito aclamado pelo público, muito performático, June levou os fãs à loucura com muita boa música, energia e carisma. Também não é de se esperar menos de quem que já foi tido pela revista Rolling Stones como “Uma das coisas mais legais que vimos”, nós também achamos, June és uma das coisas mais legais, senão o mais legais que vimos na capital por esses dias.

A outra grande surpresa da noite foi o Scuru Fitchadu, que com muita energia e boa vibe levou o público ao rubro ao som do mix de funaná e rock.

Recordando que os nomes que subiram ao palco do AME 2022 com exceção do cantor e compositor June Freedom, foram selecionado por um júri internacional em 2020, ano que ficou adiado devido a pandemia covid 2019, explica produtor Guga Viegas, que também mostrou satisfeito com as atuações, sobretudo dos nomes da nova geração da música nacional.

    

Imagens (Balai.cv/ Inforpress/ AME 2022)



Comentários0

Type above and press Enter to search.