GfA6GpAiGpz7GfA7TSWpTfdi

CONHEÇA O MAGNATA CABO-VERDIANO, QUE DOOU 10 MILHÕES DE DÓLARES À ESCOLA ONDE ESTUDOU




É o Trinity College, um estabelecimento de ensino privado na cidade de Hartford, no estado norte-americano de Connecticut, onde Francisco Lopes Borges se formou em Artes em 1974 e onde também estudaram, todos com ajuda financeira, seu irmão Peter e suas irmãs Francesca e Maria - hoje todos octogenários. Joaquina, sua terceira irmã, estudou numa outra universidade. .

Foi em seu nome próprio mas também em nome da esposa, com ele na foto, do irmão e das irmãs que Francisco “Frank” Borges entregou esta semana um cheque de 10 milhões de dólares ao referido estabelecimento de ensino para financiar o estudo de estudantes que, de outra forma, não teriam, como eles mesmos no passado, meios financeiros para frequentarem o estabelecimento. Em troca, a direção do colégio decidiu homenagear o pai e mãe dos beneficentes, batizando o seu Centro de Admissão com o nome de Manuel e Maria Luísa Lopes Borges.

TRIUNFANDO NA IMIGRAÇÃO

Francisco nasceu em Cabo Verde em 1951 e imigrou com os pais Manuel e Maria Luísa para os Estados Unidos em 1958. Cresceu em New Haven, no estado de Connecticut, e diz que ele e os irmãos herdaram dos pais o espírito de luta e de entreajuda, principalmente da mãe Maria Luísa que mesmo nos momentos mais difíceis arranjava sempre tempo e maneira para ajudar cabo-verdianos que chegavam aos Estados Unidos a arranjar casa e trabalho nos conturbados ano 60.

Francisco recorda da mãe, que morreu no ano passado vítima de Covid-19, como uma mulher generosa que sempre batalhou para criar e dar uma educação aos filhos, principalmente depois da morte trágica do marido em 1971.

O donativo de 10 milhões de dólares ao colégio onde estudaram – diz Francisco- é também uma forma de prestar um tributo à mulher que lhes deu a vida, “o maior exemplo que podiam ter”.

Mesmo nos últimos anos de vida - disse Francisco - a mãe sempre encontrava força para sair de casa e ir mandar Money Order – 20 dólares para este, 50 para aquele – aos familiares e conhecidos que ficaram em Cabo Verde. (Ver foto da mãe Maria Luísa no comentário)

DE POLÍTICO A HOMEM DE NEGÓCIOS

Depois de se formar no Trinity College em 1971, Francisco ainda se doutorou em Direito e trabalhou como advogado antes de ser eleito vereador à câmara municipal da cidade de Hartford em 1981.

Foi por duas vezes eleito tesoureiro estatal antes de trocar a política por Wall Street em 1993 quando aceitou o convite para presidir a Financial Guaranty Insurance Company, uma seguradora com sede em Nova Iorque onde até ainda Francisco manteve um stock pessoal de mais de 13 milhões de dólares.

Aos 70 anos, este filho de Cabo Verde é atualmente presidente e acionista da Landmark Partners, conhecida companhia de investimento com sede em Simsbury.

Francisco é também um investidor profissional que movimenta milhões e milhões de dólares em vários setores de atividade, principalmente no mercado imobiliário e na especulação financeira. Além de vários outros títulos e honrarias, ele é também presidente da Knight Foundation, uma fundação que apoia jornalismo e arte.

Comentários0

Type above and press Enter to search.