GfA6GpAiGpz7GfA7TSWpTfdi

Autoridades alertam para passagem de peixe tóxico nas águas de Cabo Verde

O Ministério da Economia Marítima alerta que foram avistadas nas águas de Cabo Verde, em especial nas costas de Santiago e Maio, peixes tóxicos do género Lagocephalus, da família Tetraontidae e recomenda o não consumo desta espécie.
Por se tratar de um peixe tóxico, vulgarmente conhecido por peixe-sapo, e por “trintxante” em algumas localidades, segundo um comunicado a que a Inforpress teve acesso, as autoridades já estão alertadas para reforçar as medidas de sensibilização e fiscalização.
“Mesmo sendo uma espécie que não faz parte dos hábitos alimentares no país, e já conhecida pelos pescadores e comunidade piscatória, é muito importante certa atenção e evitar o consumo por ser uma espécie muito tóxica (as toxinas concentram-se principalmente na pele e no fígado)”, adverte.
Esta espécie, indica a nota, tem um “carácter pelágico muito acentuado” (desloca-se em pouca profundidade), podendo ser avistado tanto em alto mar, como junto à costa, deslocando-se em cardumes.
Sendo que não é a primeira vez que que se regista a presença deste peixe, nos mares de Cabo Verde, a espécie é mencionada na portaria n° 6/2001 que aprova e define as regras sanitárias aplicáveis à colocação no mercado dos produtos das pescas destinadas ao consumo, sendo proibida a sua colocação no mercado.

Comentários0

Type above and press Enter to search.