O rapper e activista cultural e social Ga da Lomba tornou-se assunto nas redes sociais, ao comparecer a uma premiação na Praia, em Cabo Verde, vestido com uma peça de roupa que antigamente só podia ser usada pelos Reis Africanos.
Nas redes sociais, o vencedor de uma das categorias da premiação, Da Lomba, explicou a origem do traje que escolheu para participar do evento.
“O traje tem grande significado cultural e simbólico para o povo de Gana. A vestimenta tradicional usado pelo Ga é conhecida como "kente". O kente é um tecido produzido manualmente e é considerado um dos tecidos africanos mais famosos e distintos.”, começou o activista e rapper, que é um dos principais entusiastas do movimento “Africanidade”, num país como Cabo Verde, onde muitos enfrentam o complexo de auto-aceitação como africanos.
“O kente é feito de tiras de tecido costuradas juntas e cada padrão e cor têm significados específicos. Cada estilo de kente pode representar um clã, família real, eventos históricos, ideais ou valores da comunidade. Acessórios como chapéus e capas também são usados, complementando o traje tradicional.”, continuou Da Lomba, explicando a importância do vestuário, não só para a cultura ganense, mas também para todo o continente.
Por fim, Ga da Lomba explicou que para ele usar o “Kente” era mais do que uma honra, pois era uma forma de mostrar o orgulho e a sua identidade nacional.
O figurino, explicado por Joelma Gomes, mostra a dimensão e a riqueza da cultura africana.
Kente
Nossos tecidos African Kente Print feitos em Gana são tecidos de algodão puro com padrões tradicionais de motivos geométricos. Eles têm sua origem na África Ocidental e são atribuídos ao povo Akan e Ewe de lá.
Originalmente, os tecidos e roupas Kente só podiam ser usados por reis e até hoje os tecidos Kente ocupam um lugar importante na cultura de Gana e da Costa do Marfim.
Comentários0