GfA6GpAiGpz7GfA7TSWpTfdi

Conheça Dominick Donk, o barbeiro crioulo de estrelas do futebol que tem Rafael Leão na lista de clientes


Barbeiro, empresário e filantropo de sucesso em Portugal, natural da Calheta de São Miguel, no interior da ilha de Santiago, criado em Casa Lata Cidade da Praia, Dominick Donk, tem na sua lista de clientes estrelas do futebol mundial como Rafael Leão, Ricardo Quaresma e Éder Militão.

Reside em Portugal há cerca de 10 anos, onde Dominick Donk, natural do concelho de Calheta de São Miguel, interior da ilha de Santiago, é proprietário de duas barbearias, um espaço de restauração, bem como uma marca de vestuário, Donk, em um entrevista ao Balai Cabo Verde, falou um pouco das suas origens, e a sua trajetória de sucesso em terras lusas, onde além dos seus empreendimentos, faz trabalhos filantrópicos e levando esperança aos sem-teto do país que o acolheu.

Em conversa com a jornalista Aline Oliveira do Balai, onde não só abordaram o projeto “Quintas-Feiras Mágicas”, onde Donk, juntamente com a sua equipe levam esperança aos sem abrigos de Portugal, mas também recordaram o percurso do empresário no arquipélago antes de chegar a Tuga, para se tornar numa história de sucesso.

“…Cresci num bairro complicado – Casa Lata – onde o certo e o errado se misturavam

Mas foi no dia-a-dia turbulento na cidade da Praia, numa época, que segundo diz, a capital do país estava no auge da problemática da delinquência juvenil, que Dominick começou a dar os primeiros passos enquanto barbeiro.

“Cresci num bairro complicado – Casa Lata – onde o certo e o errado se misturavam. Só para ter noção, metade dos jovens que jogavam bola comigo na minha infância hoje em dia ou estão mortos ou presos na Cadeia de São Martinho. (…) Entre 2011 e 2012, quatro dos meus amigos perderam a vida, inclusive um faleceu nos meus braços”, recorda Dominick em conversa com o portal.


Ainda durante a conversa, Donk, lembra que altura não existia uma barbearia em Casa Lata – a mais próxima ficava em Palmarejo – e para evitar o atrito entre grupos rivais, Dominick era “obrigado” a cortar o cabelo aos jovens do seu bairro. “Fazia mais para não ganhar opressão dos thugs da minha zona do que para receber algo em troca.”

Em 2012, aos 18 anos, surgiu-lhe uma oportunidade para mudar de vida, rumou para Portugal e passou a ver a barbearia com outros olhos. “Comecei a pensar e a ver a profissão como uma solução para a vida.”

Trabalhou em algumas barbearias para aperfeiçoar o talento que descobriu aos 15 anos. Em meados de 2017, abriu o seu primeiro espaço “Dominick Donk Barbershop”, que atualmente é bastante requisitado por jogadores de futebol, artistas, etc. “O meu destaque é graças ao meu trabalho diferenciado, a nível artístico, e a alegria que existe dentro de mim, que expresso na minha forma de trabalhar”.

Hoje, alguns anos o jovem barbeiro nao so destacou-se com o seu trabalho artístico, mas como também destacou-se como barbeiro, empresário e filantropo de sucesso.

Em 2021, Dominick decidiu expandir o negócio e abriu uma barbearia no centro de Vila Nova de Gaia. Em simultâneo, inaugurou um espaço de convívio, bar e restauração denominado “Donk Lounge”. “É um espaço onde expressamos a nossa morabeza, cabo-verdianidade, alegria e música”, disse ao Balai, explicando que atualmente emprega cerca de 20 pessoas de várias nacionalidades.





Comentários0

Type above and press Enter to search.