GfA6GpAiGpz7GfA7TSWpTfdi

“Que dor. Mana. Rainha”: as reações à morte de Sara Tavares


A morte prematura de Sara Tavares comoveu o meio musical português, e não só. Veja as homenagens de nomes como Carlão, Dino D’Santiago ou Carminho, entre muitos outros

A morte de Sara Tavares causou profunda comoção no meio musical português, com algumas das suas principais figuras a deixar já as suas homenagens à cantora.

Uma delas partiu de Carlão, que numa curta mensagem no Instagram, ao lado de uma fotografia da artista, escreveu: “Que dor. Mana. Rainha. Descansa, agora”.

No Facebook, juntamente com fotografias de uma atuação ao vivo de ambos, Moullinex referiu-se a Sara Tavares como “a minha Minina di Céu” e lembrou a colaboração entre os dois artistas: "Um dia disse à Sara que era um sonho meu trabalharmos juntos. Respondeu-me, sorrindo: ‘é preciso que eu queira’. E felizmente quis".

Também Marisa Liz lembrou as suas colaborações com Sara Tavares: “Guardo bem dentro do meu peito as vezes que cantámos juntas. Guardo dentro do meu peito o inigualável talento que transbordavas com uma força maior. Guardo o teu sorriso, a tua generosidade e a tua mestria”, escreveu.

"Obrigada por todas as vezes que partilhaste comigo o teu brilho e a tua luz. Disse-te várias vezes o quanto significavas e significarás para mim. Continuarei a dizer-te para a eternidade".

Por seu turno, Selma Uamusse refletiu: “Dói realizar que para tudo há mesmo um tempo. A Sara mana partilhou muitas orações, A Sara tia deu colinho bom. A Sara amiga deu muitos conselhos, silêncios, gargalhadas, ouviu e partilhou confidências; dissemos várias vezes que nos amávamos”, lembra a cantora. "A Sara música, compositora, cantora, pessoa deu-nos a todos um mundo indescritível de emoções, legado e ensinamentos, que privilegiados somos por termos vivido no seu tempo."

Também Capicua homenageou Sara Tavares, com quem trabalhou. "A Sara olhava sempre nos olhos. Era doce e assertiva, sem que a sua firmeza comprometesse a inabalável candura. Tinha o sexto sentido e a franqueza de uma anciã e dançava com a alegria das crianças. Tinha um compromisso com a música e a sua voz podia soltar bandos de mil pássaros. Tinha a majestade de uma árvore centenária e fomos todos muito sortudos de a ter no mesmo tempo-espaço!", escreve a rapper do Porto, agradecendo ainda a Sara Tavares a título pessoal. “Foi das poucas pessoas que reparou em mim e no meu profundo cansaço num dos meus momentos mais difíceis. Mesmo tendo muito mais razões para estar cansada. Vou ter muitas saudades.”

Quem também colaborou com Sara Tavares foi Pedro da Silva Martins, ex-Deolinda, que o recordou nas suas redes sociais: “Tive o privilégio de partilhar o palco com a Sara! Que força da natureza que ela era! Uma força calma, doce e musical. Havia muita música dentro dela e foi muito fácil tocar para e com ela. Trocávamos mensagens a comentar algo que um ou outro fazia ou apenas a perguntar se tudo ia fino. Gostava muito das suas canções. Convém lembrar que além da sua grande voz, a Sara era também uma enorme compositora e inspirada letrista. Fica o legado (musical e não só) e a saudade!”

As homenagens não se ficaram por Portugal. A brasileira Bia Ferreira e a cabo-verdiana Elida Almeida também partilharam as suas memórias de Sara Tavares. “A primeira vez que pisei em Portugal , na minha primeira entrevista [com] a Eva Rapdiva, eu passei um tempo a falar o quanto você foi inspiração e motivação pra minha arte, Sara. Sua força, a verdade com a qual você se entrega à arte, suas canções, seu violão, tudo! Você é luz voltando ao estado natural! Que honra ter te encontrado nessa vida, que prazer ter tido a possibilidade de fazer arte contigo!”, escreve Bia Ferreira. "Uma lembrança da primeira vez que fiquei fascinada com a tua energia e ganhaste o meu coração#, recorda Elida Almeida.

Slow J, Dino D' Santiago, David Fonseca, António Manuel Ribeiro (dos UHF), Paulo de Carvalho, Kalaf, Carminho, Gisela João, Ana Bacalhau, Teresa Salgueiro, Sara Correia, Isaura, Mayra Andrade, GNR ou Áurea também deixaram as suas homenagens a Sara Tavares. Veja aqui:

Por: blitz.pt

Comentários0

Type above and press Enter to search.