A seleção cabo-verdiana de futebol, os Tubarões Azuis, granjearam respeito no panorama africano e internacional com a sua garra e disciplina. Mas, além da experiência dos veteranos, uma nova geração de talentos está a ganhar terreno e promete levar o país ainda mais longe nos próximos Mundiais Africanos e de qualificação para o Mundial.
Conheça três nomes que já brilham em campo e são apontados como o futuro do futebol cabo-verdiano:
Dailon Livramento (Atacante – Hellas Verona, Itália)
Com apenas 23 anos, Dailon já mostra estrela em campos europeus. Formado nos Países Baixos, ganhou experiência em clubes como Roda JC e MVV, até chegar ao Hellas Verona, da Série A italiana.
Pela seleção, soma golos importantes e vem se firmando como opção de ataque versátil.
Sua velocidade e potência lembram a escola moderna de avançados que unem força e técnica.
Jamiro Monteiro – Origens & Carreira Internacional
Jamiro Monteiro nasceu na Holanda, mas tem ascendência cabo-verdiana — e escolheu honrar essa conexão ao vestir a camisa da seleção nacional.
Sua estreia aconteceu em março de 2016, em jogo das eliminatórias da CAN 2017, contra Marrocos. Fez sua estreia como substituto tardio. Desde então, confirma presença constante na seleção, participou da Copa Africana de Nações 2021 e novamente na edição de 2023 na Costa do Marfim — onde abriu o placar na vitória por 2-1 contra Gana na fase de grupos.
Monteiro também marcou seu primeiro gol pela seleção em outubro de 2021, numa partida de qualificação para a Copa do Mundo contra a Libéria.
Sua confiança e liderança foram evidentes quando recebeu o troféu de "jogador da partida" após enfrentar a Mauritânia, reforçando que ainda há muito por conquistar: “We have more to prove”.
E mesmo frente a seleções mais fortes — como no duelo entre Camarões e Cabo Verde — Monteiro mostrou resiliência ao marcar o gol de honra num confronto difícil, apesar do revés final de 4-1.
Jovane Cabral — Origens e Trajetória
Nascido em Assomada, Cabo Verde, a 14 de junho de 1998, Jovane Cabral iniciou a sua carreira no futebol português, passando pelas camadas jovens do Sporting CP. Sua estreia profissional aconteceu em 2017, e ao longo dos anos, ele acumulou passagens por clubes como Lazio, Salernitana e Olympiacos. Em 2024, retornou a Portugal para jogar pelo Estrela da Amadora, onde atualmente atua como extremo esquerdo.
Estatísticas de Clube
Na temporada 2024/2025, Jovane Cabral participou de 3 jogos como titular pelo Estrela da Amadora, totalizando 90 minutos em campo. Embora ainda não tenha marcado gols, ele contribuiu com 2 finalizações, uma das quais foi enquadrada ao gol, e apresentou uma precisão de passe de 71,3% .
Seleção Cabo-Verdiana
Jovane Cabral teve a sua primeira convocação para a seleção de Cabo Verde em 2017, mas optou por representar Portugal após naturalizar-se português em 2018. Após um período afastado, ele retornou à seleção cabo-verdiana em 2022 e, desde então, tem sido uma presença constante. Em março de 2025, ele marcou o primeiro gol de Cabo Verde na vitória por 2–0 contra as Ilhas Maurícias, um feito histórico para a seleção.
Comentários0