GfA6GpAiGpz7GfA7TSWpTfdi

Filho de cabo-verdiano nomeado vice-governador do Estado de Nova Iorque



O filho do cabo-verdiano Tony Delgado e da porto-riquenha Thelma Delgado foi a escolha da governadora de Nova Iorque Kathy Hochul para vice-governador do estado, cargo que estava livre desde o mês passado depois da renúncia de Brian Benjamin por corrupção.

Antonio Delgado, 45 anos, é formado em Direito pela Universidade de Harvard e em 2019 foi o primeiro negro a representar norte de Nova Iorque no Congresso estatal. “Nova Iorque merece um vice-governador que trabalhe dia e noite para melhorar a vida dos seus trabalhadores e família “ - disse Kathy Hochul ao anunciar o nome do seu novo braço-direito na governação do estado.

Antonio Delgado servirá como o próximo vice-governador de Nova York, anunciou a governadora de Nova York Kathy Hochul na terça-feira.

Delgado, um democrata, assumirá o papel em grande parte cerimonial anteriormente ocupado por Brian Benjamin, que renunciou após sua prisão por acusações de corrupção federal que ele nega.

Hochul elogiou o trabalho do colega Delgado no Congresso em projetos de lei para ajudar veteranos, pequenas empresas e aqueles com dívidas de empréstimos estudantis. Delgado, um Rhodes Scholar que brevemente seguiu uma carreira no rap depois de se formar em direito em Harvard, fez campanha pelo acesso universal ao Medicare, criando bons empregos e eliminando brechas fiscais para os ricos.

“Tendo vencido eleições primárias e gerais competitivas para o Congresso, o deputado Antonio Delgado é um ativista testado em batalha que tem a experiência para servir os nova-iorquinos e a ética de trabalho para levar a mensagem do nosso partido aos eleitores, unir comunidades e elevar candidatos democratas em todo o estado”, disse a governadora Kathy Hochul.

Não ficou claro imediatamente quando Delgado, que foi eleito pela primeira vez em 2018 para representar o Hudson Valley e Catskills, assumiria o cargo.

Delgado foi a primeira pessoa de cor eleita para representar o norte do estado de Nova York no Congresso e é membro do Black and Hispanic Congressional Caucuses.

A nomeação ocorre um dia depois que Hochul assinou uma lei que permitirá que o nome de Benjamin seja removido da votação nas próximas primárias democratas do estado e, potencialmente, permitirá que Delgado concorra ao cargo de vice-governador se ele quiser permanentemente.

Delgado venceu seu distrito decisivo e derrubou o candidato republicano Jon Faso, mas os democratas esperavam garantir a vitória de Delgado este ano elaborando novos mapas distritais políticos que um tribunal mais tarde derrubou como inconstitucionalmente manipulado.

Um juiz do interior e um pesquisador estão agora trabalhando em novos mapas, que devem dar aos democratas menos vantagem do que esperavam.

Delgado, ex-contencioso de um escritório de advocacia internacional da cidade de Nova York, venceu por cinco pontos percentuais contra Faso. Os anúncios do Partido Republicano na época o chamavam de “liberal da cidade grande” e atacavam as letras das músicas de Delgado que criticavam o capitalismo e a polícia.

“Antonio Delgado foi inteligente e deu um salto no mercado de trabalho antes que ele e o resto de seus colegas democratas da Câmara perdessem neste outono”, disse a porta-voz do Comitê Nacional Republicano do Congresso, Samantha Bullock.

Comentários0

Type above and press Enter to search.