GfA6GpAiGpz7GfA7TSWpTfdi

SORAIA RAMOS SOBRE O CRIOULO “A MINHA LÍNGUA É QUE DÁ FORÇA À MINHA MÚSICA”




“A MINHA LÍNGUA É QUE DÁ FORÇA À MINHA MÚSICA “

“ Bai”- música cantada quase toda em crioulo e cujo vídeo foi gravado em Cabo Verde em 2019 - continua a ser um dos seus seus maiores sucessos com mais de 16 milhões de visualizações no YouTube para além de lhe proporcionar o título de Melhor Artista da África Central (?) de 2020 da revista Afrikan Muzik Magazine Awards .

Apesar de nascida em Portugal - onde reside atualmente - e ter vivido sua adolescência entre França e Suíça, Soraia sempre manteve uma forte conexão com a língua crioula.

E é essa “minha língua” – diz ela - que finalmente dá mais força à sua música e à sua voz. A solo ou com outros artistas, Soraia não tem dúvida :

“Sinto que a minha voz soa melhor em crioulo e dá mais força à minha música “.

O PERCURSO

Soraia Ramos continua na onda com os seu single “ O Nosso Amor” em parceria com Calema (mais de 20 milhões de visualizações no Youtube em 7 meses) mas um dos seus temas mais ouvidos na rádio e o remix de “Bai” com Lisandro Monteiro (Lisandro Cuxi , vencedor de The Voice Franca 2017).

Da mesma forma como esteve sempre conectada com a língua dos pais, Soraia também sempre esteve conectada com a música. Começou a cantar ainda criança e em 2009 ficou em quarto lugar no concurso “ Diáspora Voices" realizado na Suíça.

No ano seguinte, em 2010, voltou para ganhar o concurso, tornando-se depois conhecida no Youtube pelas suas interpretações – cover - de músicas de outros artistas como Anselmo Ralph, Rihanna e C4 Pedro. Mas o vídeo que a lançou internacionalmente foi na verdade ”Bo tem Mel”, com Nelson Freitas e C4 Pedro que em poucos meses atingiu mais de 100 mil visualizações.

Na projeção C4 Pedro a convidou para o seu show no Zenith em Paris – um dos maiores palcos de França - e pela primeira vez ela cantou para mais de 10 mil pessoas.

E TUDO COMEÇOU

Para Soraia nem sequer foi preciso fazer escolhas com papel e caneta. Em 2017 lançou o single “Um pouco de Mim” em que corta definitivamente com a imagem de cover-girl, afirmando seu estilo e sua identidade como cantora profissional. A sua música é fundamentalmente kizomba, pontuada de outros ritmos africanos mas também com elementos do hip-hop e R & B.

E a sua voz...

A sua voz é doce e maravilhosa- dizem os fãs - quer cante em crioulo ou português . Ou em ambos.


Comentários0

Type above and press Enter to search.